Newsletter | Do emergir do novo Estado de Emergência às suas consequências
Rigor e Profissionalismo, na procura das melhores soluções.
Notícia novembro 2020
Newsletter
Do Estado de Calamidade ao Estado de Emergência
Depois de um Conselho de Ministros, no dia 31 de outubro, que durou mais de oito horas, António Costa falou ao país. As medidas apresentadas tinham cobertura legal apenas para o Estado de Calamidade (em vigor no país, à data) daí que, com a evolução cada vez mais grave da situação pandémica em Portugal, o Governo se tenha visto obrigado a requerer ao Presidente da República a declaração de um novo estado de emergência. Só à luz do estado de emergência, que se apresenta como uma verdadeira exceção, pode o Executivo ir mais longe nas medidas a aplicar. Para ter uma base para aplicar as novas restrições, o Governo avançou com um mapa de risco por concelhos, adotando o critério do Centro Europeu do Controlo das Doenças. Dessa forma, nos municípios em que houver 240 (ou mais) pessoas infetadas com Covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, as medidas de contenção serão mais severas. Dentro do rol de medidas apresentadas destacam-se:
Do Estado de EmergênciaO Estado de Emergência foi declarado através do Decreto n.º 8/2020, que entrou em vigor às 00h00 do dia 9 de novembro, impondo, nomeadamente, as seguintes medidas:
Do Teletrabalho Constam das medidas do novo Estado de Emergência a obrigatoriedade, em contexto laboral, do desfasamento horário, bem como da adoção do regime de teletrabalho sempre que as funções em causa o permitam, medidas essas que foram inicialmente introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 79-A/2020, de 1 de outubro. Com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 94-A/2020 de 3 de novembro, vem estabelecer-se no seu artigo 5.º-A que “é obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer, sem necessidade de acordo escrito entre o empregador e o trabalhador.”
> Para obtenção de Newseltters e Publicações disponíveis, por favor contacte [email protected]. > Para visitar a página Comunicação do NFS Advogados. |
Tel. (+351) 222 440 820
E-mail. [email protected] Membro Associado da
Associação Europeia de Advogados. Áreas de atuação.
Legalização de Estrangeiros Seguros Proteção de Dados Imobiliário e Construção Heranças e Partilhas Recuperação de Créditos Insolvências + Áreas Contactos.
Telf.: (+351) 222 440 820 Fax: (+351) 220 161 680 E-mail: [email protected] Porto | Lisboa | São Paulo |