Contribuintes residentes fora da União Europeia já não são obrigados a ter um representante fiscal
Nota informativa
Nota informativa - junho 2022
Fiscal
Há algumas situações em que é obrigatória a representação fiscal. Entretanto, com o Ofício Circulado da Autoridade Tributária e Aduaneira n.º 90054, de 06.06.2022, o elenco destas situações foi modificado, de maneira que aqueles contribuintes residentes fora da União Europeia deixaram de ter esta obrigação.
Assim, segundo a AT, não há a obrigação de ter um representante fiscal se o cidadão, cumulativamente:
Esta alteração de entendimento tem grande interesse naquelas situações onde o NIF é emitido automaticamente, nascendo a obrigação de designar representante fiscal, mesmo naquelas situações onde o contribuinte não seja sujeito de uma relação jurídica e nem resida em Portugal. Ora, anteriormente, mesmo nestas situações, o não cumprimento da designação poderia originar coima. Entretanto o contribuinte deve estar atento aos casos de alteração dos requisitos. Isto é, caso tal contribuinte venha a ser sujeito de uma relação jurídica tributária em Portugal enquanto residir em país terceiro, voltará a haver tal obrigação. Portanto, na hipótese do contribuinte celebrar um contrato de trabalho, exercer atividade por conta própria, ser proprietário de um veículo ou um imóvel em Portugal, deverá nomear o representante fiscal. De maneira semelhante, caso o contribuinte declare residência em país terceiro e seja sujeito de relação jurídica tributária, deverá nomear o representante fiscal no prazo de 15 dias, a contar da alteração de morada para país terceiro.
> Para obtenção de Newseltters e Publicações disponíveis, por favor contacte [email protected]. > Para visitar a página Comunicação do NFS Advogados. |
Tel. (+351) 222 440 820
E-mail. [email protected] Membro Associado da
Associação Europeia de Advogados. Áreas de atuação.
Estrangeiros e Nacionalidade Seguros Proteção de Dados Imobiliário e Construção Heranças e Partilhas Recuperação de Créditos Insolvências + Áreas Contactos.
Telf.: (+351) 222 440 820 Fax: (+351) 220 161 680 E-mail: [email protected] Porto | Lisboa | São Paulo |