Empresas em Posição Dominante
Área de atuação
As empresas que se encontram numa posição privilegiada no mercado, diga-se dominante, têm de adotar certos cuidados comportamentais, de modo a não incorrerem num abuso da sua posição de destaque. Para se perceber quando é que uma empresa ocupa uma posição dominante no mercado, é necessário fazer uma análise conjunta da globalidade das circunstâncias, não só no que diz respeito à posição da própria empresa, mas também no que concerne a área do mercado relevante.
E o que é isto do mercado relevante? Ora, para o definirmos precisamos de avaliar os seguintes pontos:
No que diz respeito à posição da empresa, encontramos certos indícios que nos ajudam a compreender se a mesma se encontra, efetivamente, numa posição de domínio, ou não. A título exemplificativo, podemos referir a quota de mercado que a empresa detém, o poder dos compradores e, por fim, a existência de barreiras à entrada. Podemos, igualmente, estar perante uma posição dominante coletiva, perceptível através da posição que detêm conjuntamente as entidades económicas em questão no mercado em causa. Além disto, podemos referir, ainda, a existência de concentrações de empresas, ou seja, na criação de uma situação impeditiva da concorrência a nível significativo a partir de uma alteração quanto às caraterísticas do mercado. Compreendemos que é necessária assistência jurídica de modo a auxiliar na regulação da atuação das empresas no mercado e a evitar que decorram danos como consequência de práticas abusivas e de posições de domínio. Para isso é necessário compreender que existem diversos atos suscetíveis de culminar num abuso, tais como a prática de preços predatórios, a recusa de fornecimento, as cláusulas de subordinação, os descontos de fidelidade, entre outros. Neste sentido, enquanto advogados, poderemos, ainda, atuar no âmbito da elaboração de programas concretos de “compliance” e na clarificação das regras de funcionamento do mercado interno, atendendo às circunstâncias relevantes em apreço e à possibilidade de estarmos perante um caso de justificação objetiva do abuso (por razões de segurança, saúde pública e ganhos de eficiência). Para saber mais sobre:
|
Tel. (+351) 222 440 820
E-mail. [email protected] Membro Associado da
Associação Europeia de Advogados. Áreas de atuação.
Legalização de Estrangeiros Seguros Proteção de Dados Imobiliário e Construção Heranças e Partilhas Recuperação de Créditos Insolvências + Áreas Contactos.
Telf.: (+351) 222 440 820 Fax: (+351) 220 161 680 E-mail: [email protected] Porto | Portugal |