Carta de Direitos na Era Digital aprovada no Parlamento
Nota informativa
Nota informativa - abril 2021
Privacidade, Proteção de Dados e Cibersegurança
Foi no passado dia 8 de abril que a Assembleia da República aprovou “A Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital", diploma que além de prever direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço, prevê também uma tarifa social de acesso à Internet.
O diploma aprovado é extenso – uma vez que prevê 21 artigos – e garante direitos como o "direito ao esquecimento", o direito à protecção contra geolocalização abusiva e ainda o direito de reunião, manifestação, associação e participação em ambiente digital. É nesse sentido que o diploma vem estabelecer que "o Estado deve promover" a "criação de uma tarifa social de acesso à Internet" para clientes economicamente vulneráveis, a existência de "pontos de acesso gratuitos" em espaços públicos como bibliotecas, jardins e serviços públicos. Para além disso, o Estado deve garantir "em todo o território nacional conectividade de qualidade, em banda larga e a preço acessível". No que diz respeito aos direitos do utilizador do ciberespaço, são conferidas garantias de liberdade de expressão da utilização do ciberespaço e também é "proibida a interrupção intencional de acesso à Internet seja parcial ou total". O diploma estabelece igualmente o "direito ao esquecimento", ou seja "o direito ao apagamento de dados pessoais que lhe digam respeito", nos termos da lei europeia e nacional, ação em que pode pedir o apoio do Estado. No plano do combate às fake news, a lei determina que o Estado "assegura o cumprimento em Portugal do Plano Europeu de Ação contra a Desinformação" para "proteger a sociedade contra pessoas singulares ou colectiva, 'de jure' ou de facto, que produzam, reproduzam e difundam narrativas" desse tipo.
> Para obtenção de Newseltters e Publicações disponíveis, por favor contacte [email protected]. > Para visitar a página Comunicação do NFS Advogados. |
Tel. (+351) 222 440 820
E-mail. [email protected] Membro Associado da
Associação Europeia de Advogados. Áreas de atuação.
Legalização de Estrangeiros Seguros Proteção de Dados e Cibersegurança Imobiliário e Construção Heranças e Partilhas Recuperação de Créditos Insolvências + Áreas Contactos.
Telf.: (+351) 222 440 820 Fax: (+351) 220 161 680 E-mail: [email protected] Porto | Lisboa | São Paulo |