Igualdade de direitos e deveres para cidadãos brasileiros residentes em Portugal
Rigor e Profissionalismo, na procura das melhores soluções.
Artigo dezembro 2019
Legalização de estrangeiros e nacionalidade
A 22 de Abril de 2000, em Porto Seguro (Brasil), foi assinado o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil. Ora, este Tratado regula as relações entre os dois países, entre as quais o estatuto de igualdade entre portugueses e brasileiros que estabelece, sumariamente, que os portugueses no Brasil e os brasileiros em Portugal, beneficiários do estatuto de igualdade, gozarão dos mesmos direitos e estarão sujeitos aos mesmos deveres dos nacionais desses Estados.
O regime processual de atribuição e registo do estatuto de igualdade aos cidadãos brasileiros residentes em Portugal e aos cidadãos portugueses residentes no Brasil é regulado, no ordenamento jurídico português, no Decreto-Lei n.º 154/2003, de 15 de Julho, que, desde logo, distingue entre o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres Civis e o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres Políticos. Quanto ao primeiro, o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres Civis, para que seja concedido devem estar cumpridos os seguintes requisitos:
Este Estatuto confere os seguintes direitos:
Em relação ao segundo, Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres Políticos, para que se sejam reconhecidos direitos e deveres políticos devem estar cumpridos os seguintes requisitos:
Este Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres Políticos confere os seguintes direitos:
Para aceder a estes Estatutos de Igualdade de Direitos e Deveres deverá requerer-se ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), nos balcões de atendimento nas Delegações ou Direcções Regionais do SEF, mediante marcação prévia ou enviado por correio para os Serviços Centrais do SEF, através de formulário próprio, instruído com documentos que provem o cumprimento dos requisitos supra referidos, designadamente fotocópia do Título de Residência, Certificado de Nacionalidade (original e fotocópia) emitido pelo Consulado do Brasil, certificando que o cidadão encontra-se no pleno gozo da sua capacidade civil e seus direitos políticos no Brasil. + Artigos
> Para obtenção de Newseltters e Publicações disponíveis, por favor contacte [email protected]. > Para visitar a página Comunicação do NFS Advogados. |
Tel. (+351) 222 440 820
E-mail. [email protected] Membro Associado da
Associação Europeia de Advogados. Áreas de atuação.
Estrangeiros e Nacionalidade Seguros Proteção de Dados Imobiliário e Construção Heranças e Partilhas Recuperação de Créditos Insolvências + Áreas Legalização de estrangeiros.
Nacionalidade Legalização de estrangeiros Residentes não habituais ARI/Golden Visa Startup Visa Contactos.
Telf.: (+351) 222 440 820 Fax: (+351) 220 161 680 E-mail: [email protected] Porto | Lisboa | São Paulo |