Viajar e viver no Reino Unido pós-Brexit
Nota informativa
Nota informativa - outubro 2021
Legalização de estrangeiros e nacionalidade
A partir do dia 15 de outubro de 2021, as visitas ao Reino Unido dos portugueses e da União Europeia vão mudar. Desta forma, deixamos de poder usar apenas o Cartão de Cidadão para entrar no país. Desde o Brexit que as coisas mudaram e continuarão a mudar, sendo que, a partir dessa data será necessário apresentar um passaporte biométrico e não apenas o documento de identificação como até então.
Esta medida já tinha vindo a ser falada e era uma das mudanças previstas no acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Afetará todos os países do bloco União Europeia que utilizam cartões de identidade, bem como a Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein. Como qualquer regra, também esta, tem uma exceção. Os europeus ou familiares com estatuto de residência no país, vão poder continuar a usar cartões de identidade para viajar até pelo menos 31 de dezembro de 2025. A grande intenção desta medida, tem que ver com a igualdade dos visitantes do país. O Governo britânico entende que este documento é menos seguro do que um passaporte biométrico e que desta forma, está a colocar todos os visitantes do Reino Unido ao mesmo nível. Entendem, ainda, que além de ser mais rápido de processar pelos agentes nos postos de fronteira, o passaporte pode ser usado nos e-Gates, os portões automáticos de controlo existentes nos aeroportos. Consequências negativas desta nova medida, podem ser ao nível da afluência do turismo, uma vez que, a emissão de passaporte tem um custo de mais de 65€ em Portugal e nem todos estão dispostos a suportar. O valor pode mesmo chegar aos 95€ se estivermos a falar de pedidos urgentes. Desta forma, torna-se evidente o impacto da medida. A título de curiosidade, o Reino Unido recebeu cerca de 40 milhões de visitas de pessoas da União Europeia em 2019 e segundo um estudo da organização nacional de turismo VisitBritain, cerca de 8 por cento de viajantes europeus admite deixar de viajar para o Reino Unido por implicar a obtenção de um passaporte.
> Para obtenção de Newseltters e Publicações disponíveis, por favor contacte [email protected]. > Para visitar a página Comunicação do NFS Advogados. |
Tel. (+351) 222 440 820
E-mail. [email protected] Membro Associado da
Associação Europeia de Advogados. Áreas de atuação.
Estrangeiros e Nacionalidade Seguros Proteção de Dados Imobiliário e Construção Heranças e Partilhas Recuperação de Créditos Insolvências + Áreas Legalização de estrangeiros.
Nacionalidade Legalização de estrangeiros Residentes não habituais ARI/Golden Visa Startup Visa |